Uma velha corrente da educação renasceu das suas cinzas no começo dos anos 70. Trata-se da corrente espiritualista, tabém chamada metafísica ou transcendental, que fascina, em particular, as pessoas preocupadas com a dimensão espiritual da vida neste mundo e no sentido da vida. Os adeptos das teorias espiritualistas da educação interessam-se pela relação entre sujeito e o universo numa perspectiva metafísica. Estas teorias inscrevem-se frequentemente na "nova" corrente sociocultural, chamada Nouvel Âge, isto embora se preocupem mais com valores descritos em textos amiudadas vezes milenários. As religiões e as filosofias orientais alimentam muito as reflexões sobre a educação. O budismo Zen e o taoísmo são amiúde citadas enquanto fontes dominantes desta corrente educativa.
Nesta corrente espiritualista, encontramos as teorias educativas de Harman, de Fotinas, de Maslow, de Barbier, centradas nos valores ditos espirituais.
A pessoa deve aprender a libertar-se do conhecimento e a ultrapassar-se, dominar o seu desenvolvimento espiritual utilizando as suas energias interiores e canalizando-as em actividades como a meditação e a contemplação. A energia encontra-se no interior da pessoa. É apresentada sob denominações diversas, como Deus, Tao, o Invisível, a Energia divina, etc. O ser humano deve pôr-se em contacto com a divindade, que está presente dentro dele e em toda a parte do Universo. Deve tentar atingir, pela via da intuição, esta natureza divina e espiritual que deve guiá-lo e na qual há que confiar.
3 comentários:
Acho que devia mencionar a fonte: Bertrand, Yves. Teorias Contemporâneas da Edcuação.
Obrigado
Acho que devia mencionar a fonte: Bertrand, Yves. Teorias Contemporâneas da Educação.
Obrigado
Quiz saber mais sobre as teorias de fotinas!
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